Procura

QuímicaGlicídios lipídios aminoácidos e proteínas.


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (Quadrix 2018)

A bioquímica, por si só, representa uma área interdisciplinar, uma vez que possui como base as ciências químicas e biológicas. Atualmente, está em voga uma variedade de temas concernentes a essa área científica, como células-tronco, transgênicos, clonagem, biopirataria, entre outros, que exigem não apenas conhecimentos científicos, mas que envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e até religiosos. Em pesquisa realizada com professores de química, pesquisadores reportaram que a bioquímica aparece como um dos dez temas com os quais a química pode ser abordada socialmente. Logo, a bioquímica constitui-se em um nicho temático muito rico e promissor para abordagens interdisciplinares, contextualizadas social e experimentalmente. Tratando-se de uma interface da química, é fundamental que os professores dessa disciplina tenham uma formação acadêmica que garanta os conhecimentos necessários à condução de atividades didáticas abarcadas por temas bioquímicos.

W. Francisco e W. E. Francisco Junior. A bioquímica a partir de livros didáticos: um estudo dos livros de química aprovados pelo PNLEM 2007 . XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Brasília, 2010 (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.




A) Proteínas são compostos de fórmula geral C m (H 2 O) n , havendo a possibilidade de essa fórmula geral apresentar desvios, naturalmente encontrados na forma de celulose e amidos, basicamente compostos por subunidades de monossacarídeos.

B) As proteínas são um conjunto de moléculas de aminoácidos, ligados covalentemente entre si por ligação glicosídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido.

C) As proteínas são moléculas orgânicas ligadas ao mesmo átomo de carbono (denominado de carbono α ), a um átomo de hidrogênio, a um grupo amina, a um grupo carboxílico e a uma cadeia lateral hidrofóbica, sendo compostas por unidades iguais de aminoácidos.

D) As moléculas de proteína são compostos orgânicos naturais que se dissolvem em hidrocarbonetos, mas não se dissolvem em água, sendo constituídos essencialmente por subunidades de ácidos graxos e gliceróis, ligados covalentemente um ao outro por uma ligação denominada de ligação peptídica.

E) As moléculas de proteínas são polímeros cujas unidades constituintes fundamentais equivalem a até 20 aminoácidos de ocorrência natural, ligados covalentemente uns aos outros por uma ligação denominada de ligação peptídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 7

VOLTAR ao índice: Química






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+