PedagogiaTendências pedagógicas
- (CEPS-UFPA 2018)
Para a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é
A) exercer uma transformação radical na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário, pretendendo com isso criar uma forma de resistências à burocracia.
B) atuar nos espaços não formais e populares de educação, atingindo um nível de consciência crítica dessa realidade, por meio do qual o ser humano questiona sua relação com a natureza e com os demais homens e mulheres.
C) preparar os alunos para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhes um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da sua socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
D) organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos por meio da aprendizagem, atitudes e habilidades instrumentais necessárias para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social globalizado.
E) preparar o aluno para assumir seu papel na organização social, por meio da aquisição de conhecimentos intelectuais e morais, em que os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e, pelo seu próprio mérito, conquistar seu lugar junto aos mais capazes.
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EXERCÍCIOS - Exercício 2
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