Procura

DiversosDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 224

  • (UECE-CEV 2018)

A relação entre os arquivos e a memória é recorrente nas contextualizações teóricas e nas práticas arquivísticas. Atente para o que se afirma a seguir a respeito dessa temática, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A construção da memória nos arquivos passa pela ação das forças sociais em constante luta pelo controle e exercício do poder, e pela determinação do que se quer passar à posteridade como verdade.

( ) Os arquivos constituem a memória de uma organização qualquer que seja a sociedade, com vistas a harmonizar seu funcionamento e gerar seu futuro. Eles existem porque há necessidade de uma memória registrada.

( ) A memória não permite ao indivíduo conhecer a si mesmo pelos seus próprios meios e sob a forma de esforço ou disciplina.

( ) A umidade do ar, as temperaturas elevadas, os agentes biodegradáveis, a incúria humana e a realidade comum, em boa parte dos arquivos brasileiros, não são considerados fatores responsáveis pela destruição da memória coletiva de uma sociedade.

A sequência correta de cima para baixo, é:




A) V, V, F, F.

B) F, V, F, V.

C) V, F, V, F.

D) F, F, V, V.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 225

Vamos para o Anterior: Exercício 223

Tente Este: Exercício 413

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+