Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (FCC 2018)

Ciência e esoterismo

Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.

Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos . São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44)


O escrutínio dos cientistas e a possibilidade de repetição de uma experiência em laboratório


A) constituem algumas das condições para que a realidade de um fenômeno seja cientificamente comprovada.

B) são provas de que a ciência não se deixa atrair pela singularidade de uma ocorrência que pareça inexplicável.

C) são meios para se comprovar a validade de leis ou postulados científicos já previamente determinados, os quais não devem ser questionados.

D) constituem operações necessárias para que a ciência possa distinguir entre as experiências esotéricas reais e as imaginárias.

E) condicionam as conclusões a que chegam os físicos que têm por princípio não acreditar na evidência dos fenômenos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 378

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+