Procura

SociologiaSociedade civil


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CESPE 2018)

O conceito de cidadania consolidado durante o século XX pressupunha que os cidadãos tivessem direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança que lhes permitisse viver como seres civilizados conforme os padrões correntes na sociedade, de modo a expandirem suas liberdades reais. Além de estabelecer que o bem-estar deveria incluir o acesso a bens essenciais, essa concepção de cidadania definiu também que o direito a tais serviços deveria estar dissociado da renda dos indivíduos. No século XXI, esse conceito passou por renovação.

M. Arretche. Trazendo o conceito de cidadania de volta . In : M. Arretche (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp/CEM, 2015, p. 195-6 (com adaptações).


Tendo como referência o texto precedente, julgue o item a seguir, a respeito de cidadania, representatividade e inclusão.

A relação entre cidadania e reconhecimento de direitos foi proposta inicialmente por Thomas Humphery Marshall, que associou dimensões da cidadania ao desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais.




C) Certo

E) Errado


VOLTAR ao índice: Sociologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+