Procura

EnfermagemSaúde da criança e do adolescente


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (COMPERVE 2018)

A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos (BRASIL, 2017 ). Nela, a vigilância do crescimento infantil é acompanhada por meio de anotações realizadas pelos profissionais de saúde. Em relação à vigilância do crescimento infantil, analise as afirmativas abaixo.

I A Caderneta de Saúde da Criança possui os gráficos de crescimento do perímetro cefálico, do perímetro torácico, da circunferência abdominal, peso para idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.

II Várias medidas de crescimento da criança, quando colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si, formam uma linha. Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado.

III Os pontos de corte utilizados nas distintas curvas estão representados em escores z, que indicam unidades do desvio-padrão do valor da mediana (escore z 0).

IV Para utilizar a curva da Organização Mundial de Saúde em crianças pré-termo, deve-se corrigir a idade cronológica até 12 meses, ou seja, é preciso descont ar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 37 semanas.

De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança (2017), estão corretas as afirmativas




A) I e IV.

B) I e II.

C) II e III.

D) III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 186

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+