Procura

PsicologiaCid-10 e dsm


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (PR-4 UFRJ 2018)

O sistema de classificação diagnóstica psiquiátrica do DSM-IV descreve as diferenças entre a esquizofrenia e os transtornos delirantes. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.


A) Os transtornos delirantes apresentam delírios que envolvem situações que ocorrem na vida real; na esquizofrenia, predominam os delírios bizarros.

B) A esquizofrenia caracteriza-se por um prejuízo acentuado no funcionamento geral; nos transtornos delirantes, o funcionamento do paciente é menos prejudicado.

C) A esquizofrenia inclui, dentre outros, os tipos paranoide e catatônico. Os transtornos delirantes incluem, por exemplo, os tipos erotomaníaco, grandioso, ciumento e persecutório.

D) Diferentemente dos transtornos delirantes, a esquizofrenia caracteriza-se por uma alteração na estrutura e no funcionamento cerebral que resulta em prejuízo intelectual e de memória.

E) Os transtornos delirantes caracterizam-se por uma personalidade intacta, delírios não bizarros e sistematizados, a ausência de alucinações proeminentes e outros sintomas esquizofrênicos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 268

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+