PedagogiaPrincipais autores
- (CONSULPLAN 2018)
“A rede cibernética, com suas características simbólicas, sociais, comunicativas e, consequentemente, representacionais, bem como sua capacidade de expansão, adaptação e readaptação, torna-se um meio profícuo para o fenômeno da cognição distribuída. A rede só existe porque há um pensamento individual/coletivo que a alimenta continuamente, em um processo dinâmico e descentralizado. O processo é individual e coletivo. Individual pois a aprendizagem é do sujeito, parte dele e de suas representações iniciais; e coletivo porque pressupõe onde ele pode chegar com a ajuda do outro.”
(TIC Educação 2016.)
Esse pensamento, que estabelece a distância entre o desenvolvimento atual do indivíduo, determinado pela sua capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de problemas com a ajuda do outro, se aproxima da visão de:
A) Maria Montessori, através da Pedagogia Científica.
B) Paulo Freire, na teoria que estabelece a educação bancária.
C) Vygotsky , na sua teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal.
D) John Dewey , na educação progressiva que objetiva educar a criança como um todo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 57
VOLTAR ao índice: Pedagogia