Procura

CriminologiaAbolicionismo minimalismo e garantismo. a nova defesa social. movimento de lei e ordem tolerância zero e estado de polícia tendências securitária justicialista e belicista. direito penal do inimigo.


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (FUMARC 2018)

Sobre o sistema penal e a reprodução da realidade social, segundo Alessandro Baratta, é CORRETOafirmar:


A) A cada sucessiva recomendação do menor às instâncias oficiais de assistência e de controle social corresponde uma diminuição das chances desse menor ser selecionado para uma “carreira criminosa”.

B) A homogeneidade do sistema escolar e do sistema penal corresponde ao fato de que realizam, essencialmente, a mesma função de reprodução das relações sociais e de manutenção da estrutura vertical da sociedade.

C) A teoria das carreiras desviantes, segundo a qual o recrutamento dos “criminosos” se dá nas zonas sociais mais débeis, não é confirmada quando se analisa a população carcerária.

D) O suficiente conhecimento e a capacidade de penetração no mundo do acusado por parte do juiz e das partes no processo criminal são favoráveis aos indivíduos provenientes dos estratos econômicos inferiores da população.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 10

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Criminologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+