Procura

PsicologiaPiscologia e organizações


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FUMARC 2018)

Apesar de os termos cultura organizacional e clima organizacional serem, em algumas situações, utilizados como sinônimos, existem diferenças relevantes entre esses conceitos.

Qual das proposições abaixo faz, corretamente , a distinção entre esses dois conceitos?




A) A cultura organizacional reforça comportamentos de seus empregados, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado. Além de um significado simbólico, de representações, também exerce um sentido político de controle.

B) Clima e cultura são tópicos complementares. Cultura refere-se aos modos pelos quais as organizações indicam aos seus participantes o que é considerado importante para a eficácia organizacional. Clima é um conjunto de representações imaginárias sociais.

C) O clima organizacional é um modelo de comportamento para as pessoas da empresa: podendo ser um modelo dos comportamentos desejados, a serem seguidos quantitativamente.

D) Os trabalhos envolvendo a cultura organizacional destinam-se a identificar quais são os fatores que afetam negativa ou positivamente a motivação das pessoas que integram a empresa. O clima organizacional relaciona-se às figuras imaginárias, às alegorias.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 40

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+