Procura

Engenharia civilAspectos técnicos e burocráticos na construção civil


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (INSTITUTO AOCP 2018)

A execução dos serviços de obras de construção, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações deve atender a normas e práticas complementares, sendo elas: códigos, leis, decretos, portarias e normas federais, estaduais e municipais, inclusive normas de concessionárias de serviços públicos; instruções e resoluções dos órgãos do sistema CREA/ Confea; e normas técnicas da ABNT e do Inmetro. Nesse contexto, considerando os aspectos a serem observados na fiscalização de obras de edificações, assinale a alternativa correta.


A)

Para executar uma demolição, o contratado deverá fornecer, para aprovação da fiscalização, o programa simplificado da demolição prevista no projeto, a fim de que sejam estabelecidos pela fiscalização os procedimentos a serem adotados na remoção dos materiais.



B) A locação da obra deve ser feita com bastante critério e cuidado, observando o projeto estrutural quanto à planimetria e à altimetria. É necessário conferir o esquadro do gabarito de madeira. A depender da complexidade do projeto arquitetônico e/ ou estrutural, recomenda-se a utilização de teodolitos acoplados a distanciômetros eletrônicos ou estações totais.

C) A água usada no amassamento do concreto deve ser limpa e isenta de siltes, sais, álcalis, ácidos, óleos, matéria orgânica ou qualquer outra substância prejudicial à mistura. Em princípio, deverá ser utilizada água não potável. Sempre que se suspeitar de que a água disponível possa conter substâncias prejudiciais, deverá ser utilizada água potável.

D) Devem ser realizados testes das tubulações hidrossanitárias imediatamente após a finalização dos serviços de revestimento para que seja possível verificar o real desempenho do subsistema hidrossanitário antes da finalização da obra.

E) As tubulações devem, sempre que possível, ser apoiadas nas fundações a fim de garantir a estabilidade do subsistema.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 121

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+