Procura

EnfermagemEnfermagem em uti


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (MS CONCURSOS 2018)

A gasometria arterial é um exame invasivo que mede as pressões parciais de oxigênio e gás carbônico, incluindo o pH, obtidos através de uma amostra de sangue. Um pH normal não indica necessariamente a ausência de um distúrbio ácido-básico, pois pode ter ocorrido compensação. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas sobre a técnica de coleta de sangue arterial e responda o que se pede:

I - O local ideal, de primeira escolha, para coleta é a artéria femural, por possuir um grosso calibre.

II - Ao escolher a artéria radial como local de coleta deve se realizar o teste de Allen, a fim de avaliar a permeabilidade arterial das artérias radial e ulnar, antes de realizar a punção.

III - Quando a circulação está preservada no local da artéria radial, indica boa permeabilidade arterial, teste de Allen negativo, indicativo de inexistência de qualquer impedimento à punção.

IV - A amostra de sangue deve ser analisada logo que colhida ou até 24 horas após a coleta, uma vez que refrigerada a -4 ºC.

V - Se o paciente foi aspirado, recebeu fisioterapia respiratória ou passou por modificações nos parâmetros ventilatórios, deve-se aguardar no mínimo 30 minutos para realizar a coleta.

VI - Ao coletar o sangue arterial, dependente do local, deve-se comprimir por, no mínimo, 5 minutos.

Estão corretas somente as afirmativas:




A) I, II, V e VI.

B) I, II, III e IV.

C) II, IV, V e VI.

D) II, V e VI.

E) II, IV e VI.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 93

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+