Procura

ArquiteturaCoberturas


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2018)

Quando ocorrem chuvas intensas, pode ocorrer o transbordamento das calhas em algumas edificações. Conforme a intensidade e a duração das chuvas, a água extravasada para dentro dos ambientes pode representar sérios prejuízos e aborrecimentos para os moradores ou usuários. Normalmente o extravasamento ocorre em virtude da ausência de declividade ou de dimensionamento incorreto das calhas, ou ainda devido à pouca capacidade dos condutores verticais. Outro fator que pode diminuir a eficiência de uma calha com relação ao escoamento é a sua mudança de direção, podendo chegar a 17%, dependendo da suavidade da curva empregada e de sua distância, em planta, do condutor vertical. Sabe-se que as calhas e condutores devem suportar a vazão calculada a partir da intensidade da chuva adotada para a localidade e para um certo período de retorno (número médio de anos em que, para a mesma duração de precipitação, uma determinada intensidade pluviométrica é igualada ou ultrapassada apenas uma vez). Considerando que a vazão coletada pelas calhas pode ser calculada por
Q = I X A/60
Onde : Q = vazão em litros/minuto I = intensidade pluviométrica em mm/hora A = área de contribuição em m²
Calcule a vazão necessária para evitar o extravasamento em uma calha que coleta as chuvas de uma área de contribuição de 300 m² numa localidade cuja intensidade pluviométrica é de 200 mm/hora e assinale a alternativa que apresenta a vazão que a calha deverá ter.


A) 100 litros/minuto

B) 117 litros/minuto

C) 830 litros/minuto

D) 1000 litros/minuto


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 7

VOLTAR ao índice: Arquitetura






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.90ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.62ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 3ms))