DiversosDiversos
- (FCC 2018)
Emília Ferreiro, em seu estudo sobre a Psicogênese da escrita, descreveu alguns níveis pelos quais a criança passa até fazer uso efetivo da escrita. Na escola, este estudo é muito utilizado sobretudo em avaliações oficiais dos estudantes que buscam saber quantas crianças estão alfabéticas no decorrer do período de alfabetização. O termo “alfabética”, neste contexto, refere-se
A) à hipótese alfabética, termo cunhado por Ferreiro para se referir ao nível em que as crianças passam a escrever com a consciência de que a palavra é formada por sílabas que contém consoantes e vogais.
B) ao fato de a criança já estar plenamente alfabetizada com as capacidades de codificação e decodificação íntegras e dentro da ortografia do português.
C) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao nível em que a criança se preocupa com o aspecto qualitativo de suas produções e passa a eleger a consoante para marcar cada sílaba da palavra.
D) ao fato de a criança saber que podemos representar sons da fala por letras do alfabeto.
E) à hipótese alfabética de Ferreiro que se refere ao momento em que a criança tem consciência de que a palavra deve ter mais de três letras.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 447
Vamos para o Anterior: Exercício 445
Tente Este: Exercício 150
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos