Procura

Arquitetura de softwareArquitetura em camadas


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (UFMG 2018)

As noções de separação e independência são fundamentais para o projeto de arquitetura de softwareporque permitem que alterações sejam localizadas. Padrões como o MVC (Modelo-Visão-Controlador) e outros padrões de arquitetura em camadas são usados dentro desse conceito. Com relação aos padrões de arquitetura em camadas, é INCORRETO afirmar que


A) no padrão MVC, o componente Controlador gerencia o sistema de dados e as operações associadas a esses dados.

B) o padrão MVC oferece a vantagem de permitir que os dados sejam alterados de forma independente de sua representação e vice-versa.

C) o padrão de arquitetura em camadas, na prática, costuma apresentar a desvantagem de ser difícil proporcionar uma clara separação entre as camadas; e uma camada de alto nível pode ter de interagir diretamente com camadas de baixo nível, em vez de através da camada imediatamente abaixo dela.

D) na arquitetura cliente-servidor, os clientes podem ter de saber os nomes dos servidores disponíveis e os serviços que eles fornecem; no entanto, os servidores não precisam conhecer a identidade dos clientes ou quantos clientes estão acessando seus serviços.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Arquitetura de software






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+