Procura

NutriçãoExercício profissional


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (Quadrix 2018)

Modismo alimentar: saiba por que os
brasileiros aderem à prática
Uma pesquisa inédita mapeou as tendências e motivações que levam os brasileiros a adotarem modismos alimentares, como excluir glúten e lactose da dieta.
GIULIA VIDALE
Não é de hoje que os modismos alimentares recomendam dietas milagrosas e definem alimentos vilões e heróis, mas, nos últimos anos, a popularidade e adesão a essas crenças aumentou. Uma pesquisa inédita, realizada com mais 1.500 brasileiros de todas as regiões do País, mostrou que uma grande parcela da população está retirando de sua alimentação ingredientes como glúten e lactose, de forma indiscriminada, e buscando resultados “mágicos” em alimentos como batata-doce e óleo de coco, na esperança de alcançar um emagrecimento rápido.
“Vivemos em uma sociedade imediatista, com desejo de emagrecer. Os modismos alimentares surgem justamente daí, por possíveis estratégias para diminuição rápida de peso”, diz Bianca Naves, nutricionista da Nutrioffice e membro da comissão de comunicação do Conselho Regional de Nutricionistas da 3.ª Região do estado de São Paulo (CRN-3).
A pesquisa mostra também uma maior adesão a dietas da moda, como a low-carb e a detox , para fins de emagrecimento ou para um estilo de vida mais saudável. Segundo Bianca, a dieta low-carb , que, em português, pode ser traduzida como “pouco carboidrato”, de fato tem um resultado efetivo na perda de peso a curto prazo.
Por outro lado, como a premissa desse regime é a redução drástica de carboidratos, “ele é muito difícil e perigoso de ser seguido em longo prazo. Além de gordura, pode haver redução de massa muscular”, alerta a nutricionista.
Internet: https://veja.abril.com.br/>(com adaptações).

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca de ética, seus princípios e valores, e moral.

O conhecimento científico, por si só, não é suficiente para que o profissional de nutrição pratique conduta ética.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 7

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Nutrição






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+