Procura

MedicinaDoenças reumatológicas e do sistema imunológico


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (CESPE 2018)

CASO CLÍNICO Idade : 47 anos / Sexo : masculino

Queixa principal: Rinossinusite crônica e asma há cinco anos, sob investigação para doença respiratória exacerbada por aspirina.

Sinais e sintomas: Entorse três dias antes da admissão na unidade, medicado com naproxeno. Crise de asma, com chiado no peito, dispneia leve e desconforto subesternal, descrito como um aperto irradiado para a mandíbula. Desconforto incômodo, com duração de 10 min a 15 min, acompanhado de sudorese e náuseas, embora não incapacitante. Esse desconforto iniciou-se 1 h após a ingestão do naproxeno e prosseguiu nos três dias de uso dessa medicação.

Exames gerais de rastreamento: Exames cardiológicos, radiografia de tórax, eletrocardiograma, teste ergométrico, tomografia de seios da face, exames laboratoriais; testes alérgicos cutâneos e exames de IgE específica para os alérgenos mais comuns. O exame de tomografia identificou polipose nasal em seios paranasais e o leucograma mostrou contagem de eosinófilos de 520/mm 3 . Demais exames realizados foram normais.

Exame físico: Frequência respiratória = 18 irpm; PA = 138 mmHg × 88 mmHg; FC = 92 bpm; oximetria de pulso com saturação periférica de oxigênio = 97% em ar ambiente; hiperemia da mucosa nasal e rinorreia clara abundante; ausculta pulmonar: alguns sibilos expiratórios; ausculta cardíaca e exame do abdome normais.

Exames complementares: Eletrocardiograma: elevação do segmento ST de 1,0 mm nas derivações de V 1 a V 3 ; leucograma: contagem total de eosinófilos de 700/mm 3 ; marcadores de necrose miocárdica seriados: normais. Outro eletrocardiograma, realizado 6 h após a admissão, não mostrou alterações do segmento ST, mas o desconforto não desapareceu com a administração de nitratos. Em seguida, o paciente foi submetido ao exame de cineangiocoronariografia, que mostrou espasmo coronariano.

Procedimento inicial: Medicação com diltiazem, lisinopril e mononitrato de isossorbida, sem resolução completa do desconforto.


A respeito do caso clínico precedente, julgue o item a seguir.

Ao contrário do que se passou com esse homem, as reações aos anti-inflamatórios que ocorrem nos quadros de doença respiratória exacerbada por uso de aspirina geralmente são mediadas por imunoglobulina E.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 402

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+