Procura

MedicinaClínica médica


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2018)

Homem, 42 anos, procurou atendimento em policlínica com queixas de perda de força progressiva em membro superior esquerdo, ansiedade, dor abdominal em cólica e constipação. Nega o uso de medicamentos ou uso de drogas lícitas ou ilícitas, nega doenças crônicas ou cirurgias. Relata que, por ser vigilante, sofreu perfuração de arma de fogo (PAF) nas costas há alguns anos, onde o projétil ficou alojado entre as vértebras T2-T3 e os médicos que o atenderam acharam melhor não retirá-lo. Ao hemograma: anemia microcítica. Ao exame físico: descoloração gengival e mão esquerda caída (queda do punho). Restante do exame normal. A partir do exposto, é correto afirmar.


A) Esse é um típico caso de lesão do nervo radial provocada pelo projétil às suas raízes nervosas, resultando em mão caída.

B) O paciente apresenta saturnismo. O tratamento se faz retirando a fonte de contaminação (projétil), se possível. Administra-se cálcio-EDTA associado a dimercaprol (BAL) ou succímero oral (DMSA).

C) O conjunto de sintomas, claramente, revela um caso de Porfiria intermitente aguda, fazendo de imediato infusão de Arginato de heme e glicose.

D) Esse caso é complexo, necessitando de exames de imagem como ressonância nuclear magnética (RNM) e eletroneuromiografia (ENMG) para diagnóstico preciso.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 104

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Medicina






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+