Procura

EnfermagemPlanejamento familiar


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (COMPERVE 2018)

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

Em se tratando de uma adolescente, para o retorno seguro à atividade sexual, a enfermeira da unidade de saúde reforçou as orientações sobre o uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, disponibilizando-os e considerando como primeira ordem para escolha, segundo o Ministério da Saúde (2015), o


A) hormonal injetável trimestral, por favorecer um processo de adaptação melhor ao puerpério e não causar preocupação relacionada a esquecimento da ingesta do hormônio por via oral.

B) hormonal oral, mini pílula a 0,15mg, haja vista não interferir no processo de produção e ejeção do leite materno.

C) hormonal oral combinado, por ser mais seguro, haja vista a idade da adolescente e o risco de uma nova gravidez indesejada.

D) dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, dependendo da aceitação da adolescente e de suas condições clínicas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 58

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+