Procura

PedagogiaInterdisciplinaridade e contextualização


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (Quadrix 2018)

O ensino de física, assim como o de outras áreas de conhecimento, continua essencialmente centrado nos conteúdos, sem apresentar ligação com o dia a dia dos estudantes, e baseia-se, na maioria das vezes, em aulas expositivas. Nessa perspectiva, os professores tendem a transmitir conteúdos e os estudantes possuem um comportamento passivo no processo, muitas vezes simplesmente realizando cálculos matemáticos ao invés de interpretar fenômenos físicos.
Internet: <www.univates.br> (com adaptações).
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta quanto ao ensino de física.


A) No que se refere ao ensino médio, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, disponibiliza-se um currículo voltado não para as competências adquiridas, mas sim para conteúdos na organização didática de temas de física.

B) O processo de aprendizagem pode ser definido, de forma sintética, como o modo como os indivíduos retêm novos conhecimentos, desencadeiam novas competências e mudam seus comportamentos por meio dos conteúdos estudados, e não pelas experiências adquiridas.

C) A maioria dos livros didáticos do ensino de física trazem seus conteúdos associados à realidade do estudante, valorizando suas experiências, sem um enfoque demasiadamente matemático.

D) Do ponto de vista do ensino de física, os jovens devem adquirir competências para lidar com as situações que vivenciam, ou que vivenciarão no futuro, muitas delas novas e inéditas. Nada mais natural, portanto, que substituir a preocupação central com as competências por uma organização didático-pedagógica mais conteudista do ensino de física.

E) Segundo o texto, há poucos espaços nas escolas para a reflexão referente aos problemas existentes na natureza e para a verificação e a aprendizagem de fenômenos existentes no planeta.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 38

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+