Procura

SociologiaDesigualdades de raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (CEPS-UFPA 2018)

Sobre os objetivos dos movimentos sociais nas últimas três décadas, é correto afirmar:


A) Os movimentos produzem a modernização, estimulam a inovação e impulsionam as reformas políticas, sociais e culturais. Porém o objetivo do movimento não é apenas a igualdade de direitos, mas mais o direito de ser diferente, o qual é uma das mais profundas necessidades na sociedade contemporânea.

B) Os movimentos sociais possuem como princípios gerais a tomada do poder político, com o objetivo de implementar uma gestão dos recursos políticos e financeiros em que as classes subordinadas ditem o caminho do Estado-nação.

C) Os movimentos sociais possuem objetivos pragmáticos e localizados. Não possuem projetos para além de sanar suas deficiências imediatas, tais como a falta de alimento, terra, casa, saúde e educação.

D) O único movimento social estruturado na América Latina é o Movimento Sem Terra. Ele tem uma plataforma política definida, mas enfrenta dificuldades por conta dos projetos pessoais de seus dirigentes, que também, por corrupção, são levados a esquecer do princípio da luta pela terra.

E) Os movimentos sociais brasileiros são absolutamente frágeis em suas formas de organização, reivindicação e luta, principalmente pela vinculação à esquerda, a qual já não possui espaço político devido aos inúmeros casos de corrupção.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 38

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Sociologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+