Procura

DiversosDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 197

  • (CONSULPLAN 2018)

O voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede. O seu objetivo é enviar a bola, por cima da rede, de forma a fazê-la tocar parte do solo que esteja compreendido dentro da quadra adversária, ao tempo que a equipe deve impedir o adversário ao mesmo intento. Cada equipe poderá usufruir de até três toques na bola (além do contato com o bloqueio) na tentativa de enviar a bola novamente ao adversário. Sobre o processo histórico e educacional relacionado ao voleibol, segundo a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), é INCORRETO afirmar que


A) William Morgan , o criador do jogo, ainda poderia reconhecer o voleibol, uma vez que o esporte ainda conserva alguns elementos através dos anos. Alguns destes podem ser observados em seus fundamentos técnicos, tais como: saque, rotação (rodadas de saque), ataque, defesa, drible e chute.

B) O conceito de rotação é arraigado para forçar que os atletas sejam versáteis. As regras de posicionamento dos atletas permitem que as equipes tenham flexibilidade e desenvolvam o lado tático de forma bem interessante. Competidores usam este panorama para medir técnica, tática e força. O panorama também permite que os jogadores tenham liberdade de expressão para entusiasmar os espectadores e telespectadores. E a imagem do voleibol é cada vez mais positiva.

C) Nos últimos anos, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) tem alcançado grandes avanços na adaptação do jogo para grandes audiências. Pelos seguintes motivos: melhorar o entendimento das regras permitindo o progresso na forma de jogar; técnicos podem criar melhores estruturas e táticas para as suas equipes, permitindo que os jogadores possam mostrar a plenitude de suas habilidades; entender os relacionamentos entre as regras, possibilitando que os árbitros tomem decisões mais acertadas.

D) O voleibol é, entretanto, o único dentre os esportes com rede que ainda insiste que a bola esteja sempre no ar – uma bola voadora – e permite que a equipe realize passes entre os jogadores de uma mesma equipe antes da bola retornar ao adversário. A introdução de um jogador especialista em defesa – o líbero – trouxe avanços para o jogo em termos de duração do rally e situações de jogo. Modificações na regra do saque mudaram o ato de sacar de um ato simples de colocar a bola em jogo para uma arma ofensiva.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 198

Vamos para o Anterior: Exercício 196

Tente Este: Exercício 281

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+