Procura

Engenharia civilPlanejamento e gerenciamento de obras


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (FADESP 2018)

Numa gestão de ativos mais previsional e menos reativa, deve-se conhecer o desempenho passado de um sistema (dispositivo, equipamento ou instalação) como forma de conhecer sua tendência no futuro. Se nos indicadores obtidos por medições passadas observa-se uma degradação, deve-se providenciar correções futuras ou, no caso de indicadores passados apresentarem melhorias, deve-se verificar as razões desta melhoria para promover sua sustentabilidade. Em relação aos métodos empregados para uma gestão previsional é correto afirmar que


A) o método de regressão linear é aplicável a previsões com curtos períodos futuros.

B) o método do alisamento exponencial trata os sinais (medições dos indicadores) passados usando uma média móvel simples de forma crescente.

C) o método de regressão linear empregado para calcular a previsão de um indicador dispensa o uso da extrapolação.

D) uma análise de regressão é mais indicada para produzir sinais de alerta (no caso de a tendência do indicador abandonar a faixa de controle pré-determinada) por ser um método mais preciso dom que o método do alisamento exponencial.

E) o método do alisamento exponencial pondera quer as medições passadas quer as tendências futuras de forma decrescente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 94

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+