Procura

PedagogiaInclusão e exclusão - diversidade desigualdade e diferença


EXERCÍCIOS - Exercício 9

  • (Colégio Pedro II 2018)

Para Fonseca (2017), todos os estudantes têm direito às aulas e devem ser ensinados; não é dever do professor decidir quem aprende e quem não aprende. A autora trata da dialética inclusão/exclusão e abre um campo de reflexão para se pensar a diferença não como um entrave, e sim como um desafio ao docente. Na Educação Física escolar, o processo de ensino e aprendizagem “abre uma brecha para a possibilidade de adotarmos estratégias onde as diferenças culturais possam coexistir democraticamente, mas não de forma ingênua”. A exclusão não precisa ser definitiva; mas é ingênuo pensar que ações inclusivas garantam que a inclusão aconteça para todos.

FONSECA, Michele Pereira de Souza da; RAMOS, Maitê Mello Russo. “Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar”. In: PONTES JR, José Airton de Freitas (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico] . Fortaleza: EdUECE, 2017, p. 186.

Assinale a alternativa em que a autora aponta caminhos possíveis para práticas mais inclusivas nas aulas de Educação Física.




A) A definição dos conteúdos específicos, a participação eletiva dos estudantes e uma postura mais rígida do professor frente à diversidade que se apresenta nas aulas.

B) A diversificação dos conteúdos, a participação eletiva dos estudantes e uma postura mais reflexiva e respeitosa do professor frente à diversidade que se apresenta nas aulas.

C) A definição dos conteúdos específicos, a ampliação do conceito de participação de todos os estudantes e uma postura mais rígida do professor frente à diversidade que se apresenta nas aulas.

D) A diversificação dos conteúdos, a ampliação do conceito de participação de todos os estudantes e uma postura mais reflexiva e respeitosa do professor frente à diversidade que se apresenta nas aulas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10

Vamos para o Anterior: Exercício 8

Tente Este: Exercício 2

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+