Procura

PedagogiaEducação infantil


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (VUNESP 2018)

Vinha (1999), no texto O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista , relata que viveu uma situação profissional na qual havia uma criança que, ao jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O que Piaget diz é que nós protegemos muito as crianças. Não permitimos que elas sintam a consequência do ato. Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para se desculparem. É importante que o adulto permita que as crianças sintam as consequências dos atos (Vinha, 1999).

Piaget diz que quando for necessário tomar uma atitude diante de transgressões a regras e/ou conflitos vividos por uma criança, o educador deve




A) se valer de sanções por reciprocidade.

B) criar regras que devem ser seguidas por todos.

C) criar limitações por meio de linguagem clara e prescritiva.

D) estabelecer sanções e recompensas para diferentes comportamentos.

E) promover uma moral heterônoma a ser observada em sala.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 31

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+