Procura

EnfermagemAssistência de enfermagem ao pré-natal


EXERCÍCIOS - Exercício 8

  • (CONSULPLAN 2018)

No início do pré-natal, o médico solicita vários exames de sangue de rotina, e um deles é o de tipagem sanguínea, para descobrir o grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e o fator Rh positivo ou negativo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo. Para que isto possa acontecer, o pai do bebê tem que ser Rh positivo.

II. Caso o sangue do bebê entre em contato com o da mãe durante o parto, o sistema imune da grávida produzirá anticorpos que atuarão numa segunda gravidez.

III. Na segunda gravidez, quando o bebê tem Rh positivo, os anticorpos do sistema imunológico da mãe podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando uma doença chamada eritroblastose fetal ou doença hemolítica perinatal tornando a gestante estéril.

IV. Quando a grávida tem sangue Rh negativo, mas o bebê tem Rh positivo, é necessário fazer uma injeção de imunoglobulina anti-D para eliminar os anticorpos criados no organismo da gestante e evitar complicações na gestação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)




A) I.

B) III.

C) I, II e IV.

D) II, III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9

Vamos para o Anterior: Exercício 7

Tente Este: Exercício 467

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+