Procura

Engenharia elétricaMateriais elétricos


EXERCÍCIOS - Exercício 9

  • (FADESP 2018)

A força que produz o movimento de elétrons em um condutor é uma grandeza elétrica chamada potencial elétrico ou tensão elétrica cuja unidade é o Volt (V). A tensão elétrica pode ser obtida por calor, pela luz, por ação química, por pressão e por magnetismo. O movimento dos elétrons pelo condutor é grandeza elétrica chamada de corrente elétrica, cuja unidade é o Ampére (A). A natureza destas grandezas pode ser corretamente descrita da seguinte maneira


A) a tensão elétrica produzida pelo calor é obtida pelo aquecimento em uma das extremidades de um condutor de metal cujo deslocamento da corrente (elétrons) é no sentido da extremidade mais fria para a mais quente.

B) a força contra eletromotriz é a tensão elétrica produzida por campo magnético.

C) a tensão fotoelétrica é obtida em metais fotossensíveis em que o deslocamento dos elétrons se faz afastando da superfície de um metal.

D) ação química na produção da tensão elétrica permite o deslocamento dos elétrons, alterando as moléculas das substâncias atuantes.

E) a tensão elétrica pode ser obtida por compressão ou distensão de certos cristais. Se a pressão é mantida constante, o fluxo de elétrons continuará indefinidamente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10

Vamos para o Anterior: Exercício 8

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia elétrica






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+