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Gestão de pessoasRelacionamento interpessoal


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (CESGRANRIO 2018)

Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos.

Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)




A) ato isolado de humilhação, sentimento de dor, tristeza, sofrimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido e ultrajado pelo outro, magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado: é sentir-se um ninguém, sem valor, um inútil.

B) julgamento que reforça a crença sobre a inferioridade de um indivíduo em relação a outras pessoas, com base em suposições negativas sobre a sua natureza, que alimenta uma avaliação rígida do valor desse indivíduo, que, devido à situação, perde a autoestima e começa a apresentar baixos níveis de desempenho e satisfação no trabalho.

C) uso da força coercitiva de forma abusiva para punir ou prejudicar um empregado, agindo de forma arrogante, hostil ou de maneira manipuladora na distribuição injusta de penalidades, numa situação na qual há incerteza e discordância.

D) degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas positivas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência objetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o empregado e a organização, na qual a vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares.

E) exposição dos empregados a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-a a desistir do emprego.


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