Procura

PedagogiaConcepções de educação infantil


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (SELECON 2018)

Segundo Barbosa (2010), a Pedagogia da Infância “constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais”. A partir dessa consideração, pode-se dizer que as propostas pedagógicas baseadas nesta perspectiva devem considerar:


A) a reprodução de uma pedagogia transmissiva, que prioriza que todas crianças realizem a mesma tarefa e ao mesmo tempo, cabendo ao professor ser o transmissor dos saberes hierarquizados e às crianças meras receptoras

B) a observação sistemática dos comportamentos da criança, ignorando os contextos dos quais fazem parte e a participação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e desenvolvimento

C) a elaboração de experiências significativas e interativas, considerando a criança como um sujeito social e com competências, cabendo ao professor organizar os espaços e o tempo de modo a favorecer a participação ativa e a interatividade dela no processo educativo

D) a promoção de um clima de bem-estar na creche e pré-escola, no qual as crianças se sintam à vontade para, espontaneamente, desenvolver propostas interativas com os adultos e demais crianças


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 182

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+