Procura

FarmáciaAssistência farmacêutica


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (COPEVE-UFAL 2018)

Um farmacêutico recebe na unidade de dispensação na qual trabalha uma prescrição de uma caixa de morfina 60 mg. Trata-se de uma prescrição comum, em que se observa o nome do paciente e o Cid da doença, além da prescrição em si com a DCB do medicamento, dose e quantidade; também consta data, o nome do médico prescritor acompanhado do carimbo, a identificação do local de emissão da receita e um registro, de próprio punho, onde se lê que as notificações de receita estão em falta no serviço de saúde, bem como justificativa da necessidade urgente do paciente, que apresenta extrema necessidade de controle de dor.

Diante do exposto e considerando a legislação sanitária vigente, qual deve ser a conduta do farmacêutico?




A) Não dispensar, apenas.

B) Não dispensar e solicitar ao médico que refaça a receita usando o receituário de controle especial tipo C.

C) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, durante o registro, incluir a justificativa da dispensação no Notivisa.

D) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, após a dispensação, apresentar a receita à Autoridade Sanitária local dentro de 72 horas.

E) Dispensar, anotar a identificação do comprador e, após a dispensação, transcrever a receita para uma Notificação de Receita, para, então, dar entrada no Notivisa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 29

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+