Procura

Engenharia de softwareDesenvolvimento de software


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (UFMG 2018)

Diferentes técnicas, cada uma com seus objetivos e características, são utilizadas no desenvolvimento de softwaree na área de IHC para a modelagem das tarefas ou atividades que os usuários realizam. Com relação a essas técnicas, é INCORRETO afirmar que


A) o planejamento do XP ( Extreme Programming ) começa com a escrita de histórias de usuários, que são usadas para estimativa do esforço necessário para o desenvolvimento de cada módulo do sistema que contempla essas histórias.

B) os casos de uso podem ser usados como ponto de partida para a especificação de testes de aceitação, para o cálculo do tamanho funcional do produto e para escrita dos procedimentos da documentação do usuário.

C) os GOMS ( Goals, Operators, Methods, and Selection rules ) englobam um conjunto de modelos propostos principalmente para analisar tarefas que são novidades para os usuários, em que estão resolvendo problemas e tentando identificar o que precisam fazer em seguida.

D) os roteiros ou cenários (de scenario , em inglês, conforme proposto por Rosson e Carrol no livro: Scenario-based Development of Human computer Interaction) descrevem o comportamento e as experiências dos atores, podendo ser utilizados com diferentes objetivos, como: descrever uma história em um domínio de atividade, visando capturar requisitos e auxiliar no entendimento da atividade; levantar questões sobre a introdução de tecnologia; e para explorar diferentes soluções de design .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8

Vamos para o Anterior: Exercício 6

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia de software






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+