Procura

PsicologiaPsicodiagnóstico e avaliação psicológica


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (FCC 2018)

Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se


A) dados de observação objetiva como prioritários, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, sendo os referenciais, nesse processo, extraídos da Psicologia da Aprendizagem em que se enfatizam os programas desenvolvidos pela Psicologia Experimental.

B) uma transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina, tomando a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.

C) configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria, sendo que a Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam desse tipo de processo.

D) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

E) ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo “objetivo”.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8

Vamos para o Anterior: Exercício 6

Tente Este: Exercício 444

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+