Procura

PsicologiaPiscologia e organizações


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (UEM 2018)

Dentro do contexto organizacional pautado por produtividade, processos de mudança e excelência, que visam a melhorar o posicionamento competitivo da empresa no mercado, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhado espaço e valor intrínseco às práticas de competitividade concomitantes ao bem-estar. Nesse sentido, é possível considerar que:


A) Tem-se encontrado dificuldades para levantar materiais de análise para interpretações sobre a QVT, o que, por sua vez, torna escassa a elaboração de conhecimentos científicos sobre os novos paradigmas da vida dentro e fora das empresas.

B) Saúde, Ecologia, Ergonomia, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração e Engenharia são ciências que têm colaborado para o desenvolvimento dos conhecimentos sobre QVT.

C) O conceito de QVT no trabalho tem sido avaliado e questionado no decorrer dos anos, definindo-se como modismo passageiro e como processo que busca o desenvolvimento humano e organizacional.

D) A QVT percorreu um caminho dissociado dos objetivos do movimento sindical. Suas discussões se centraram especificamente no campo da segurança e na salubridade do trabalho.

E) No período de desenvolvimento da QVT, por volta de 1950, não coube à Psicologia estudos que consideraram a existência da correlação positiva entre estado de ânimo e produtividade, podendo elevá-los mediante a melhorias das relações humanas. Esses aspectos, mais voltados à Administração Científica, ficaram a cargo das Engenharias.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+