PedagogiaParadigmas educacionais: pensamento moderno e contemporâneo
- (UFLA 2018)
Morin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida.
Esse novo paradigma foi chamado por Morin de:
A) Paradigma contextualizador.
B) Paradigma social.
C) Paradigma da complexidade.
D) Paradigma globalizante.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 84
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia