Procura

Técnicas em laboratórioConhecimentos teórico e prático de parasitologia aplicada às técnicas de identificação de protozoários e helmintos envolvidos em doenças humanas


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IF-RS 2018)

Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame. O exame parasitológico de sangue consiste em se examinar ao microscópio uma gota de sangue do paciente colocada sobre uma lâmina.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao exame parasitológico de sangue:
I. Existem dois tipos fundamentais de esfregaços de sangue – o esfregaço em camada delgada e o esfregaço em gota espessa. Ambos são muito utilizados. II. No exame de sangue direto ou a fresco, a gota de sangue é coletada no centro de uma lâmina e permite visualizar parasitos vivos, porventura existentes, através do microscópio. III. O exame de sangue por gota espessa permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários. IV. O exame de sangue a fresco com gota de sangue colocada entre lâmina e lamínula permite a observação de formas sanguíneas do parasito Trypanosoma cruzi.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):


A) Apenas III.

B) Apenas III e IV.

C) Apenas I, II e III.

D) Apenas I, II e IV.

E) I, II, III e V.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 94

VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+